Como as lãs naturais penteada e fiada são produzidas? Como tingi-las?

Como as lãs naturais penteada e fiada são produzidas? Como tingi-las?

As lãs naturais tem sido cada vez mais usadas na confecção de bonecas de pano. A gente adora usar a versão penteada e fiada para os cabelos e a versão bruta para o recheios das bonecas estilo Waldorf.

Quer conhecer um pouco como são feitas? Então vem que vou te contar um pouco do que eu sei e te dar algumas dicas para vc se aventurar e tingir em cores da sua coleção nova.

Bom o processo todo se inicia quando a ovelha é tosquiada. A tosquia pode ser feita com tesoura ou máquina. Lógico que com o objetivo de produzir mais, os produtores utilizam máquinas. Enquanto um produtor tosquia cerca de 15 ovelhas por dia fazendo manualmente com a tesoura, o mesmo individuo consegue tosquiar 120 ovelhas por dia com a máquina.

Acredito eu que a máquina, por ser mais rápida, faz com que o animal sofra menos no processo, penso que que ele deve ficar assustado ou mesmo incomodado esperando que alguém lhe faça a tosquia.

No entanto em vídeos pude perceber que as tosquias tradicionais, feitas manualmente são tbém mais carinhosas que as feitas por produtores.

Particularmente essa parte de exploração animal me incomoda um pouco e penso que o ideal seria conhecermos o tipo de tratamento que é dado as ovelhas antes de comprarmos o produto, embora ter essa informação seja difícil, pois nós que estamos longe das fazendas produtoras temos pouco acesso ao produto, quem dirá então a informação.

Separei dois vídeos mostrando o processo de tosquia, o primeiro deles é a tosquia manual, feita de forma demorada, aparentemente feita por produtores locais e a ovelha recebe até um carinho durante o processo.

E no video abaixo vemos o produtor que utiliza a máquina para a tosquia. Veja que o processo aparenta ser mais rápido e que as chances de machucar a ovelha com a máquina são bem menores se compararmos com a tosquia feita com tesouras.

Após a tosquia é feito o tratamento da lã. Em geral é enviada por produtores para a indústria que faz a lavagem industrial e a secagem. Este processo é feito por máquinas e  vc pode assistir aqui no vídeo abaixo. Veja que o processo é relativamente simples mas não me parece fácil pois a lã tem a lanolina que é oleosa e tem a sujidade natural da ovelha que vive no campo.

Após a lavagem e a secagem o produto que temos é a lã bruta que chamamos aqui no ateliê de lã lavada para enchimento. Neste estágio o produto, na área de artesanato, é utilizado para encher as bonecas Waldorf, e também como base para a peças de feltragem e o aspecto dele é assim:

lã-enchimento-boneca-waldorf

Após a lavagem as lãs passam por cardas eletrônicas que funcionam de modo muito parecido com as cardas manuais, elas puxam os chumaços de lã com dentes que penteiam a lã de forma que ela fique como uma manta. A lã vai tomando a forma de manta conforme vai sendo enrolada e sai do outro lado da máquina na versão em chumaços contínuos, como a conhecemos, veja aqui como funciona uma carda eletrônica:

Todos este processo também é feito manualmente, em uma escala menor mas muito mais poética.

No vídeo abaixo nós podemos ver todo o processo da lã, desde a tosquia, lavagem manual, carda manual, a fiação, tingimento com pigmentos naturais e terminando com a artesã Valéria Cavalcanti fazendo um lindo tapete no tear, veja que lindo e quanto poesia há neste trabalho:

Aqui no ateliê nós compramos a lã direto da indústria em lotes, compramos a lã lavada para enchimento e também a lã penteada na cor crú e tingimos aqui mesmo. Vendemos o produto já tingido e pronto para uso e também na opção crú para quem vai utilizar assim mesmo ou vai se aventurar e tingir suas próprias cores.

Comecei testando os pigmentos naturais e até hoje eu olho qualquer folha, casca, semente ou flor e imagino que cor sairia do caldo dela, se eu concluo que sai alguma cor que eu ainda não testei imediatamente compro uma porção e venho para a minha área de alquimia rsrsrsrss.

extrato-pigmentos-naturais     lã-ovina-natural-fiada      lã-natural-ovina-tingida-

O processo é muito simples e você pode aprender lendo esta apostila disponibilizada neste LINK.

Foi com esta apostila que eu me iniciei na brincadeira de tingir com pigmentos naturais. A parte mais difícil para mim que estou em São Paulo é encontrar os pigmentos, pois quer que eu vá em mercadões, ou feiras livres sempre é caro. Parece que tudo que é natural é mais caro. Sabe quando estamos de regime e comprar uma fruta é muito caro e difícil de encontrar do que comprar um pão de queijo? Aqui em São Paulo é assim. Então se vc vai se aventurar nesta parte, prepare-se para virar alguém em busca do mato. Invista nas visitas em feiras livres, em casas de chá e em alguns casos dá até para cultivar a planta em casa. Na dúvida, não encontrando nada e querendo fazer o tingimento com pigmentos naturais apele para o chá preto, tem em qualquer mercado e vc vai conseguir um belo tom de caramelo claro para a sua lã.

Os pigmentos químicos são facilmente encontrados, são baratos e tem uma gama de cores diversa e vibrantes. Sabe aquele preto, marrom escuro, vermelho? Vc vai conseguir com os pigmentos químicos. A desvantagem é perder um pouco da poesia e fazer um pouco mais de sujeira, mas compensa em custos e diversidade.

Aqui estão algumas fotos das minhas alquimias com componentes químicos:

lã-penteada-tingida    IMG_2607    100_5961

Faço o tingimento com pigmentos naturais e pimentos químicos e tenho os dois tipos a venda em nossa lojinha.

Para quem vai utilizar a cor crú ou quer se aventurar e tingir a sua temos também a venda em meadas de 25 gramas até pacotes com 500 gramas.

Nossos  fios são fiados na roca a partir da lã penteada, costumo compra-los já fiados e tenho preferência a comprar de produtores artesãos para apoiar e incentivar o artesanato, mas também temos fios fiados industrialmente como é a Lã Paratapet, que é uma boa opção para os cabelos de nossas bonecas.

E então, quais são os seus planos para suas lãs? Se vai tingir ou se prefere o produto já pronto não se esqueça de nos contar e mostrar o seu trabalho, a gente ama ver o que você faz.

lã-natural-fiada-penteada

 

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *