Materiais para a boneca Waldorf

Materiais para a boneca Waldorf

Quando eu falo em boneca estilo Waldorf meu coração até acelera… sou uma apaixonada por boneca de pano, mas a Waldorf… por esta eu sou muito mais apaixonada.

Estou escrevendo este post porque recebo várias dúvidas sobre qual material usar e também pedidos de dicas, resolvi então falar um pouco sobre a minha experiência, sobre o que tenho feito com as minhas bonecas e o que tem funcionado para mim.

Vou começar falando sobre o tecido para o rosto e corpo. Eu gosto de usar a malha cardada, porque ela é fina o que faz com que apareça melhor o formato do rosto que esculpimos. A malha cardada é de algodão, não tem lycra, mas tem a elasticidade natural da malha, na prática significa que o tecido se molda ao formato esculpido do rosto e ao mesmo tempo “segura” e dá firmeza.

Se você além de marcar os olhos vai querer também moldar lábios, nariz e queixo, com certeza vai gostar de usar a malha cardada.

Outro tecido muito usado é a malha suedine, a diferença entre a consistência da malha cardada e a suedine pode ser comparado neste vídeo:

Se você for usar a malha suedine, precisa levar em consideração que ela tem mais elasticidade que a cardada e é mais grossa também.  Por isso vai precisar aumentar o esculpido do rosto, para que apareça melhor.

Veja as fotos abaixo e compare, e o mesmo rosto, um coberto com a cardada e o outro com a suedine:

boneca-waldorf-malha-suedine

Malha suedine

 

boneca-waldorf-malha-cardada-

Malha cardada

Quando eu faço testes sobre qual malha usar, costumo focar no rosto, quando chego no resultado que eu quero, apenas e naturalmente costuro o corpo, braços e pernas com a mesma malha para seguir o padrão do rosto.

Além da textura, o que mais precisa ser levado em consideração é a elasticidade da malha, pois isso vai resultar se a boneca será mais ou menos cheinha.

Para encher o corpo gosto de usar materiais naturais e uso a lã natural lavada. Aqui está uma foto de como é esta lã:

lã-enchimento-boneca-waldorf

Lã lavada para enchimento

O efeito do uso da lã natural é que a boneca fica mais pesadinha do que se fosse usado enchimento acrílico, além de a lã reter por mais tempo o calor do corpo de quem vai abraçar a boneca.

Para entender mesmo do que estou falando recomendo muito pegar no colo uma boneca confeccionada com material natural, tenho certeza de que depois disso você também vai preferir a lã natural.

 

rosto-boneca-waldorf

Marcação no rosto da boneca

Faço as marcações do rosto com cordonê e tomo o cuidado de que ela tenha a cor mais aproximada possível da cor da malha. Para bordar olhos e boca uso linha normal para bordado, dessas de meada porque são mais fininhas e eu acho o efeito mais delicado.

Para esculpir o rosto uso a técnica da feltragem a seco. O material é lã natural lavada e a  lã penteada e  depois da cabeça coberta com a malha, termino de esculpir dando pontos com linha de poliéster bem resistente, a mesma que uso para costurar braços, pernas e para ajudar a prender a cabeça e o cabelo.

Para fazer os cabelos, confesso que acabo saindo da “regrinha” de produtos naturais, porque não gosto do aspecto que a lã fica com o tempo. A lã natural feltra, ou seja, forma bolos, e com as brincadeiras acaba ficando feia, vou colocar uma foto aqui para vocês compararem.

antes-depois-lã-natural

A esquerda a lã natural nova, recém costurada na cabeça, a direita a boneca com pouco mais de 1 ano.

Tenho substituído a lã natural fiada na roca, pela lã Paratapet, a lã Paratapet é natural também porém é fiada industrialmente e isso faz com que o aspecto não mude tanto com o tempo, a trama da fiação dura mais tempo.

Outra opção é usar cabelos sintéticos, de lã ou de nylon. São duradouros em relação a sua estética.

São opções que você pode e deve testar para chegar na “sua” boneca. Apenas leve em consideração de que a boneca Waldorf é feita de materiais naturais, tem olhos e bocas não marcados e leva uma filosofia que vale a pena ser conhecida. Leia mais aqui neste link: Bonecos de Inspiração Waldorf.

Se iremos brincar de boneca e esculpir rostos com bocas e expressões,  se utilizaremos cabelos ou enchimentos sintéticos e todos os enfeites que adoramos colocar então temos de pensar que temos uma boneca “inspirada nos modelos das Waldorf” mas que não é uma boneca  com a filosofia Waldorf ok?

Além de que com outros materiais, mesmo que a sua boneca fique muito parecida com um modelo Waldorf, vai ter outro efeito, será outro tipo de boneca. É bom ter isso em mente para não confundir o que é uma boneca Waldorf , da estética de uma boneca estilo Waldorf. A técnica de confecção pode ser a mesma, mas a filosofia pode ser outra.

Deixe seu comentário, nos envie a foto da sua boneca e se tiver uma pergunta, escreva aqui que eu responderei com a maior alegria.

Se estiver animada venha fazer o curso conosco! Temos aulas todas as quinta-feiras à tarde! Para saber mais é só nos chamar pelo whats: 11 98609 7325 ou pelo e-mail: dandasiatelie@hotmail.com.br.

Na nossa lojinha virtual, temos todos os produtos para confecção de boneca de pano, faça uma visitinha clicando LOJINHA VIRTUAL.

 

21 comentários sobre “Materiais para a boneca Waldorf

  1. Olá. Comprei tecido na tua lojinha . Eu já fazia bonecas mas não com esse tecido. Qria saber q agulha vc usa? Pq ele é mais fino e a cada furando com a agulha.
    Obrigada.

    1. Oi Gabriela, eu uso a agulha nr 09 na máquina e na mão uso agulha normal de costura, às vezes a nr 8 (que é grossinha). Não tenho problemas em furar por causa da agulha, mas sim pode rasgar se a linha estiver puxada demais. Tenta usar com menos tensão e depois conta como ficou. Beijos!

  2. oi meu nome é Teresa eu assisti o curso da Nina Veiga o qual você participou costurando eu queria usar a mesma malha que ela usou no curso ,comprei uma na minha cidade mas ela quase não tem elasticidade ,por isso queria comprar na sua loja ,mas a mesma malha usada no curso. obrigada aguardando resposta.

    1. Olá Gessi, obrigada pelo elogio! <3
      Por enquanto temos aulas somente em nosso ateliê em SP. Temos projeto para no futuro termos aulas on line. Beijos!

  3. oi,meu nome e teresa ,eu queria saber se nesse kit da boneca Waldorf ,que vem o molde ,também vem o molde do vestido da calçinha e do macacão do menino.obrigada

    1. Olá Maria Teresa, boa tarde!
      No kit da boneca Waldorf (http://www.materialparabonecadepano.com.br/kit-de-montagem-boneca-waldorf-ct-16a588) contém todo o material para a confecção do corpo e lã para o cabelo e um molde básico. Depois de clicar no link, na descrição do produto está bem detalhado o material e a quantidade.
      Temos planos de lançar projetos com roupinhas, neste mês lançamos o primeiro que é um macacão: http://www.materialparabonecadepano.com.br/pd-3f6cd2-projeto-roupa-de-boneca-macacao.html?ct=17dd3c&p=1&s=1 Veja se é o que está procurando! Estamos à sua disposição! Beijos!

  4. Bom dia. Preciso comprar malha para fazer boneca. Já tenho prática, mas não estou encontrando a malha suedine na cor cru.

  5. Olá!!! Débora Dandasi
    Interessei-me pelo seu trabalho e pelos materiais que você indica.
    Vi que vocês só dão cursos em seu ateliê em SP. Sou de Minas Gerais e gostaria de saber se você venderia as apostilas, pois, acredito ser difícil ter acesso ao curso ministrado em SP e o custo não atenderia aos meus objetivos. Já tenho alguns conhecimentos para confeccionar mas não sei esculpir o rosto utilizando a técnica da feltragem a seco. Sei usar a agulha de feltrar para fixar a lã penteada para os cabelos, etc.

  6. Excelente compra que realizei com vocês: Malha Suedine para boneca – 1,80 largura tubular – COR: CREME. Produto de excelente qualidade e ainda recebi mimos – botõezinhos – que amei!!!!! Grata!!!!!!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *